Erro medicamentoso: O erro mais comum entre enfermeiros

Independentemente do motivo que levou ao erro medicamento, cabe o direito a indenização ao paciente lesado.

NOTÍCIAS

7/20/20241 min read

Seja pelo modo errado de aplicação, ou a dosagem em quantidade diversa ao indicado, o erro na administração de medicamentos, segue sendo um dos erros mais comuns cometidos por enfermeiros.

Várias são as notícias que envolvem negligências como estas e, infelizmente, em não raras vezes, o desfecho é vinda a óbito do paciente.

Muitas das pesquisas que estudam as causas que levam os profissionais de saúde a cometerem erros grosseiros nesta seara, afirmam falta de preparado técnico e o esgotamento físico.

Neste sentido são os artigos: "Journal of Nursing Care Quality" e "International Journal of Nursing Studies", além do comumente citado "Prevalence and nature of errors in administration of medication in a hospital setting", publicado no Journal of Advanced Nursing.

De qualquer forma, ressalta-se aqui que todo paciente tem o direito a indenização frente a negligências deste tipo. Sendo possível, em caso de vir o paciente a óbito, o direito a indenização para com seus herdeiros e/ou responsáveis.

Para saber mais, entre em contato com nosso escritório.